Através deste curso você aprenderá as mais diversas técnicas de ataque, defesa, torção e imobilizações com rapidez e segurança.

O curso pode ser realizado também por policiais, agentes de segurança e guardas municipais por possuir em sua programática um conteúdo imprescindível para dominar e neutralizar ofensivas e agressões do cotidiano, como defesa contra faca, bastão e arma de fogo.

A Tonfa é um instrumento de origem agraria utilizada na época para retirar a casca do arroz e moer grãos através de pancadas. Passou a ser utilizado como arma no século XV na ocasião em que o Imperador Japonês proibiu a população de portar armas, sendo primeiramente utilizada pelos moradores da Ilha de Okinawa.

  • História da Tonfa

A História mais conhecida refere que um morador Chinês de Okinawa ao ser agredido em praça publica tenha utilizado a Tonfa como arma de defesa contra um agressor utilizando o Nunchaku. Dessa forma, muitos mestres de artes marciais passaram a desenvolver as técnicas com Tonfa e utilizar vários outros objetos também como arma incorporando ao seu arsenal marcial (Kobudo), como por exemplo, cabo de inchada, tridente, remos de barcos e madeiras articuladas.

Após alguns anos de treino e aperfeiçoamento estas armas praticamente recentemente elaboradas tornaram-se instrumentos de defesa e combate em diversas artes marciais que tiveram contato com Okinawa, sendo adaptadas as características técnicas de cada modalidade e trazidas paras os seus respectivos países, entre elas temos, Kung-fu, Tae-Kwon-Do, Karate, Ninjutsu entre outras...

2º Guerra Mundial

Durante a 2ª Guerra Mundial e após o seu término muitos mestres de artes marciais com imigração e divulgaram seus métodos de treinamento em muitos países. Contudo, demorou muitos anos até que a Tonfa finalmente ganhasse admiração e o apreço do público marcial.

Com o passar do tempo nos E.U.A esta excelente arma passou a ser produzida em um material mais resistente do que a madeira, por exemplo, a fibra de carbono, de polietileno, de vários modelos e de design mais arrojado.

No ano de 1970, a Tonfa passou a ser reconhecida nos E.U.A e recebeu o nome ocidental de Monadnock e através dos norte-americanos iniciou os primeiros passos para o mundo da segurança sendo incorporada aos suas forças de defesa.

A Tonfa é utilizada em pares que propiciam giros, torções, ataques, defesas e imobilizações eficientes com efetividade no combate à criminalidade e agressão urbanas. Trata-se de uma arma adotada pelas forças públicas de diversos países, tendo em vista a sua incrível versatilidade e formas de dominar pessoas com o mínimo de violência.

No ano de 1985 a arma chegou ao Brasil e sofreu importantes adaptações técnicas para ser utilizada aos padrões de altura dos brasileiros. O modelo americano era maior e desproporcional a demanda nacional e após sua modificação também foi agregada ao mercado de segurança. Na Bahia consta um tamanho aproximado de 58 cm de comprimento com um punho de 13 cm.

No Brasil a arma é utilizada por Policiais, Segurança, Guardas-Metropolitano e Agentes do Metro e uma série de artes marciais que ensinam a sua utilização de maneira adequada e eficaz.

Vale ressaltar que para sua correta utilização o iniciante deve treinar com a supervisão de um professor qualificado e preparado para o ensino, a fim de evitar acidentes e melhor aproveitamento e desenvolvimento técnico.

Valor: R$ 100,00 Hora/aula para treinamento em grupo.

Valor: R$ 150,00 Hora/aula para treinamento particular.

Sendo 01 aula por semana com 01 hora de duração

Local: Sede Mooca

*OBS. Para entrega do certificado, é necessário realizar no mínimo 04 horas de treinamento.